Pré-requisitos “check” com oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall
Olá,
Criei esse post para mostrar rapidamente uma evolução do pacote oracle-validate. Alguns amigos comentam até hoje que não encontraram nada parecido ao que o oracle-validate fazia (checagem e configuração de pre-requisitos nas versões OEL 5) na versão OEL 6 em diante mas, existe. O nome mudou para oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall para versões R2.
Sua instalação é tão basica quanto ao oracle-validate, onde ele mesmo faz todas as configurações necessárias para o ambiente, como por exemplo: criação do usuário oracle, instalação e atualização dos pacotes necessários para a instalação do software database que faltam no SO, configurações dos arquivos do linux como sysctl, limit.conf e etc.
Após sua instalação é necessário fazer mais 2 processos e pronto, só executar o runInstaller (tanto em modo gráfico quanto em texto) que tudo irá funcionar. Vamos lá…
1: Entre no diretório do repositório do OEL 6 ( /etc/yum.repos.d )
2: Faça o download do repositório mais atual com o comando:
wget http://public-yum.oracle.com/public-yum-ol6.repo
Como mostrado acima, um arquivo chamado public-yum-ol6.repo foi baixado, edit o arquivo com o vi por exemplo e mude o parametro enable de 0 para 1 sobre o update que voce deseja baixar o repositório. Até agora a versão do Oracle Enterprise Linux homologada para a instalação da ultima versão do Software Oracle (11.0.2.3) seria a 6.1 e 6.2 recentemente.
Após feito isso, o ultimo comando necessário para executar todas as instalações seria: yum install oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall
Veja abaixo que após esse comando só é necessário confirmar com Y ou N as modificações, no caso Y.
Veja abaixo uma pequena checagem do SO mostrando as configurações realizadas sobre um sistema operacional que estava”cru” (havia acabado de ser instalado).
Após isso é necessário configurar privilégios de pastas/diretórios e .bash_profile para o user oracle.
Executei uma instalação para mostrar que não houve erros na checagem de pré-requisitos do Software Oracle Database 11.2
DICA: Uma das configurações desse pacote pelo que percebi, foi a criação de mais uma referência no GRUB para carregar (outra) configuração/iso do SO. No meu ambiente existia apenas uma referência com a configuração do RDAC e após a instalação desse pacote, foi criada outra onde no reboot do SO o mesmo utilizava essa nova referência no startup gerando alguns problemas, erros de IO e etc. O processo para resolver esse problema é simples, só é necessário editar o arquivo /etc/grup.conf e comentar as novas referências que o pacote adicionou. Esse pacote também cria o serviço oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall-firstboot que eu deixei desabilitado.
Forte abraço
Opa, estou começando agora com oracle e com ctz isso será bem útil! Valeu.. :)
:)